Entenda o que é a tecnologia Metaverso no marketing

O Metaverso é um universo virtual projetado para reproduzir a realidade usando tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e internet. Nesse ambiente virtual coletivo, é possível criar avatares, conversar com pessoas, jogar, comprar itens virtuais e muitas outras possibilidades.

A ideia é unir o real e o virtual para trazer novas possibilidades para os usuários interagirem online. Para isso, é necessário o uso de dispositivos como óculos de realidade virtual, colocados na frente dos olhos e podem entrar no ambiente.

O objetivo é permitir que os usuários não apenas visualizem o conteúdo, mas também tenham uma experiência imersiva dentro dele.

Como dissemos acima, o conceito de Metaverso não é totalmente novo, mas está se tornando mais proeminente desde 2021. Quando Mark Zuckerberg anunciou estar mudando o nome da empresa de Facebook Inc. Para a Meta, também houve o lançamento do primeiro Metaverso da empresa, chamado Horizon Worlds.

Aplicação do Metaverso para o marketing das empresas

Cada universo virtual oferece diferentes possibilidades com seu próprio público. O que eles têm em comum, no entanto, é que representam uma oportunidade para marcas que desejam desenvolver estratégias de marketing inovadoras. Veja como o Metaverso foi aproveito por algumas empresas:

Nike

Em 2021, a Nike adquiriu a empresa de moda digital RTFKT. No ano seguinte, lançou uma série de NFTs tênis personalizáveis ​​por meio dela. Esses projetos estão disponíveis na plataforma OpenSea e focam em transações NFTs.

Embora os proprietários não possam usar os sapatos na realidade, eles podem ser visualizados e alterados em cor e aparência, em realidade aumentada por meio de um filtro do Snapchat.

Itaú

Por sua vez, o Itaú trouxe a campanha #2022EmUmaPalavra para o Metaverso. Ações originalmente imaginadas como mundos reais foram teletransportadas para o mundo virtual, e um outdoor foi instalado no Cidade Alta, servidor de roleplay da Outplay.

Seja no Metaverso ou além, o evento convida as pessoas a refletirem sobre sua necessidade para o novo ciclo que estava começando.

Renner

A marca lançou uma coleção de roupas digitais no Decentraland, trazendo modelos de uma das suas coleções para o ambiente virtual e possibilitando aos usuários provar as peças.

Conclusão

Esse ainda é um universo novo para o marketing e as empresas, vale avaliar firmemente como sua empresa pode ser inserida nesse contexto e se realmente é necessária essa inserção, pois não é porque grandes marcas estão se encaixando e aventurando no Metaverso, que sua empresa poderá ter o mesmo resultado.

Pois a estratégia requer investimento, planejamento e ações contínuas para atrair clientes e despertar o desejo de compra, objetivo final de todas as empresas envolvidas.

Esperamos ter ajudado você a compreender melhor esse universo e aplicar boas estratégias de marketing dentro do seu negócio.

Saiba que nós da B2H Marketing podemos te ajudar a conhecer na prática os benefícios dessa estratégia aplicado na sua empresa, de forma correta. Entre em contato para solicitar uma proposta.

Tags

Ultimos Posts

Diversas empresas desejam aparecer nas primeiras posições de pesquisas do Google, mas poucas investem na solução que leva a essa

No mundo atual do marketing digital, o Google Ads se destaca como uma ferramenta poderosa para empresas que buscam aumentar

Uma das ferramentas mais poderosas para alcançar visibilidade na internet é o Google Ads. Para atuar nessa plataforma com o

Mais Leads. Mais Oportunidades. Mais Vendas

Para Solicitar um Orçamento Clique no Botão Abaixo.