O Metaverso é um universo virtual projetado para reproduzir a realidade usando tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e internet. Nesse ambiente virtual coletivo, é possível criar avatares, conversar com pessoas, jogar, comprar itens virtuais e muitas outras possibilidades.
A ideia é unir o real e o virtual para trazer novas possibilidades para os usuários interagirem online. Para isso, é necessário o uso de dispositivos como óculos de realidade virtual, colocados na frente dos olhos e podem entrar no ambiente.
O objetivo é permitir que os usuários não apenas visualizem o conteúdo, mas também tenham uma experiência imersiva dentro dele.
Como dissemos acima, o conceito de Metaverso não é totalmente novo, mas está se tornando mais proeminente desde 2021. Quando Mark Zuckerberg anunciou estar mudando o nome da empresa de Facebook Inc. Para a Meta, também houve o lançamento do primeiro Metaverso da empresa, chamado Horizon Worlds.
Aplicação do Metaverso para o marketing das empresas
Cada universo virtual oferece diferentes possibilidades com seu próprio público. O que eles têm em comum, no entanto, é que representam uma oportunidade para marcas que desejam desenvolver estratégias de marketing inovadoras. Veja como o Metaverso foi aproveito por algumas empresas:
Nike
Em 2021, a Nike adquiriu a empresa de moda digital RTFKT. No ano seguinte, lançou uma série de NFTs tênis personalizáveis por meio dela. Esses projetos estão disponíveis na plataforma OpenSea e focam em transações NFTs.
Embora os proprietários não possam usar os sapatos na realidade, eles podem ser visualizados e alterados em cor e aparência, em realidade aumentada por meio de um filtro do Snapchat.
Itaú
Por sua vez, o Itaú trouxe a campanha #2022EmUmaPalavra para o Metaverso. Ações originalmente imaginadas como mundos reais foram teletransportadas para o mundo virtual, e um outdoor foi instalado no Cidade Alta, servidor de roleplay da Outplay.
Seja no Metaverso ou além, o evento convida as pessoas a refletirem sobre sua necessidade para o novo ciclo que estava começando.
Renner
A marca lançou uma coleção de roupas digitais no Decentraland, trazendo modelos de uma das suas coleções para o ambiente virtual e possibilitando aos usuários provar as peças.
Conclusão
Esse ainda é um universo novo para o marketing e as empresas, vale avaliar firmemente como sua empresa pode ser inserida nesse contexto e se realmente é necessária essa inserção, pois não é porque grandes marcas estão se encaixando e aventurando no Metaverso, que sua empresa poderá ter o mesmo resultado.
Pois a estratégia requer investimento, planejamento e ações contínuas para atrair clientes e despertar o desejo de compra, objetivo final de todas as empresas envolvidas.
Esperamos ter ajudado você a compreender melhor esse universo e aplicar boas estratégias de marketing dentro do seu negócio.
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