Entenda o que é a tecnologia Metaverso no marketing

O Metaverso é um universo virtual projetado para reproduzir a realidade usando tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e internet. Nesse ambiente virtual coletivo, é possível criar avatares, conversar com pessoas, jogar, comprar itens virtuais e muitas outras possibilidades.

A ideia é unir o real e o virtual para trazer novas possibilidades para os usuários interagirem online. Para isso, é necessário o uso de dispositivos como óculos de realidade virtual, colocados na frente dos olhos e podem entrar no ambiente.

O objetivo é permitir que os usuários não apenas visualizem o conteúdo, mas também tenham uma experiência imersiva dentro dele.

Como dissemos acima, o conceito de Metaverso não é totalmente novo, mas está se tornando mais proeminente desde 2021. Quando Mark Zuckerberg anunciou estar mudando o nome da empresa de Facebook Inc. Para a Meta, também houve o lançamento do primeiro Metaverso da empresa, chamado Horizon Worlds.

Aplicação do Metaverso para o marketing das empresas

Cada universo virtual oferece diferentes possibilidades com seu próprio público. O que eles têm em comum, no entanto, é que representam uma oportunidade para marcas que desejam desenvolver estratégias de marketing inovadoras. Veja como o Metaverso foi aproveito por algumas empresas:

Nike

Em 2021, a Nike adquiriu a empresa de moda digital RTFKT. No ano seguinte, lançou uma série de NFTs tênis personalizáveis ​​por meio dela. Esses projetos estão disponíveis na plataforma OpenSea e focam em transações NFTs.

Embora os proprietários não possam usar os sapatos na realidade, eles podem ser visualizados e alterados em cor e aparência, em realidade aumentada por meio de um filtro do Snapchat.

Itaú

Por sua vez, o Itaú trouxe a campanha #2022EmUmaPalavra para o Metaverso. Ações originalmente imaginadas como mundos reais foram teletransportadas para o mundo virtual, e um outdoor foi instalado no Cidade Alta, servidor de roleplay da Outplay.

Seja no Metaverso ou além, o evento convida as pessoas a refletirem sobre sua necessidade para o novo ciclo que estava começando.

Renner

A marca lançou uma coleção de roupas digitais no Decentraland, trazendo modelos de uma das suas coleções para o ambiente virtual e possibilitando aos usuários provar as peças.

Conclusão

Esse ainda é um universo novo para o marketing e as empresas, vale avaliar firmemente como sua empresa pode ser inserida nesse contexto e se realmente é necessária essa inserção, pois não é porque grandes marcas estão se encaixando e aventurando no Metaverso, que sua empresa poderá ter o mesmo resultado.

Pois a estratégia requer investimento, planejamento e ações contínuas para atrair clientes e despertar o desejo de compra, objetivo final de todas as empresas envolvidas.

Esperamos ter ajudado você a compreender melhor esse universo e aplicar boas estratégias de marketing dentro do seu negócio.

Saiba que nós da B2H Marketing podemos te ajudar a conhecer na prática os benefícios dessa estratégia aplicado na sua empresa, de forma correta. Entre em contato para solicitar uma proposta.

Tags

Ultimos Posts

O marketing digital de uma empresa é o que fortalece a sua presença online, e o motor que vai trazer

Para ajudar empresas a maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) do seu negócio e aproveitar ao máximo cada centavo

Ter como parceiros da sua empresa uma agência de tráfego pago é investir em estratégias eficazes de marketing digital, essenciais

Mais Leads. Mais Oportunidades. Mais Vendas

Para Solicitar um Orçamento Clique no Botão Abaixo.