O Funil de Vendas é um modelo estratégico que mostra para a empresa o caminho que o cliente percorre no negócio até o fechamento de uma compra, isso ajuda a entender como e o que a empresa pode fornecer para cada lead na etapa em que ele se encontra, assim entender como construir o seu funil de vendas é essencial.
Com o funil de vendas é possível garantir etapas de vendas mais claras para a equipe e está diretamente ligada as fases da jornada de compra. Para te ajudar a construir o funil da sua empresa, temos um passo a passo.
Nesta página você vai ver:
ToggleComo construir um funil de vendas
Mapeie a jornada de compras
Anote os passos que seus leads fazem em sua jornada, entenda como acontece o comportamento deles com o site da sua empresa, em qual nível de interação eles se encontram.
Analise como eles estão agindo com suas plataformas digitais e como cada canal os atrai para uma nova ação, com isso é possível conhecer os obstáculos e otimizar as etapas para serem mais claras.
Defina os estágios
Para que o lead caminhe em seu negócio, deve existir etapas bem estabelecidas e com estratégias que leve o lead para um próximo passo. Nesse momento, entra a construção de três componentes essenciais: etapas, gatilhos e tarefas.
As etapas, são onde cada lead se encontrada de acordo com suas ações no processo de venda. Os gatilhos, são pontos chaves de uma ação, que leva o lead para uma próxima fase e as tarefas, estão presentes dentro de cada etapa para que o contato avance nos processos e percorra o caminho.
Esse caminho deve ser construído e organizado de forma simples para o lead e para que o marketing e comercial entendem seu funcionamento e consigam se comunicar com os contatos.
Analise os processos
Para garantir a execução de todas as etapas presentes em seu funil de vendas, é importante fazer a sua equipe de comercial aderir aos processos, ou se for um trabalho sozinho, você deve abraçar essa proposta.
Algumas ações que você pode fazer com sua equipe é documentar todo o processo e passo a passo, capacitar toda equipe, fazer análises periódicas e transformar esses momentos em hábito para que realmente eles funcionem. Esteja sempre atento as métricas do seu processo, para avaliar o que pode otimizar.
Mantenha a liderança e disciplina sobre o processo e esteja sempre aberto para conversar sobre ele com sua equipe, pois é uma fase de adaptação que precisa constantemente ser monitorada, para que vire rotina.
Quais resultados esperar com a execução do funil de vendas
Com um funil de vendas implantado em sua empresa, pode se esperar mais escala no processo comercial, organização dos processos, previsibilidade e as métricas em criação, além de um alinhamento mais objetivo entre comercial e marketing que busca atrair mais pessoas ao fundo do funil.
Esperamos que você tenha terminado este post com mais certeza que dúvidas sobre o funil de vendas. E se deseja aprender mais e aplicar no seu negócio, saiba que podemos te ajudar.
A B2H Marketing atua no Marketing Digital com essa e outras estratégias, com profissionais competentes e capacitados para acelerar seus negócios.