O mapeamento estratégico é uma ação de Marketing que se destina a ser um grande exame realizado em uma empresa, para poder ser avaliado qual o seu estado e assim ter uma dimensão mais objetiva do que pode ser realizado para melhorar seus pontos fracos e fortes.
Com o mapeamento estratégico é possível obter uma visão ampliada do negócio e um diagnóstico inicial para investir em ações de marketing, como tráfego pago, remarketing, automação de marketing e demais que podem ser aplicadas para aumentar o sucesso da empresa e suas vendas.
Como fazer Mapeamento Estratégico?
A construção do mapeamento estratégico é realizada com a empresa, para conhecer mais detalhes sobre seu funcionamento, histórico e objetivos.
Após esse encontro, obtemos uma visão geral da empresa para realizar uma imersão ágil em seu modelo de negócio, conhecendo os pontos fracos da empresa e aplicando as melhores estratégias. Para construir esse perfil de visão da empresa é importante seguir alguns passos, como demonstraremos a seguir.
Para iniciar é preciso conhecer o posicionamento estratégico da empresa, a forma com que ela deseja ser percebida pela sociedade e por seus clientes, compreendendo qual público-alvo ela tem, qual seu nicho de mercado prioritário e quais tem o objetivo de alcançar para junto da empresa.
Aliado ao público, deve-se saber qual praça a empresa atende dentro da sua presença no mercado, seja online ou offline, onde ela tem conseguido chegar com maior expressão e quais campos pretende ampliar.
Essas características fazem com que seja possível dimensionar a presença da empresa e como o marketing digital vai potencializar o cenário onde ela se encontra atualmente. Mas, vamos seguir com outros passos.
A percepção de valor que os clientes têm sobre a empresa também é um ponto a considerar, para compreendo como o negócio é visto atualmente e como pretende que ele seja percebido no futuro, alinhando planos para onde se quer chegar.
Vale ressaltar que o mapeamento de mercado é valioso nesse momento, visualizar os concorrentes diretos e indiretos e quais referências de mercado a empresa atualiza.
Por último, devemos entender quais problemas a empresa enfrenta em suas ações para captação de clientes e posicionamento da marca, porque não alcança o resultado esperando, assim como saber quais dores ou frustrações dos seus clientes, não tem sido resolvida com o seu produto ou serviço.
A B2H Marketing pode te ajudar a alinhar o seu planejamento estratégico de forma objetiva. Temos vasta experiência em estratégias e ferramentas de marketing, que juntas fornecem o poder de captura de novos clientes.
Entre em contato conosco e veja como podemos impulsionar o seu negócio.