O planejamento de marketing possibilita que sua empresa amplie as estratégias de conversação com o público, investindo em ações que oferecem seu produto ou serviço, para te ajudar separamos dicas indispensáveis para você criar um planejamento de Marketing Digital de curto prazo em sua empresa.
Se o seu negócio está em baixa ou em crescente, é importante continuar investindo em marketing digital, para que os resultados cheguem e que a sua empresa esteja presente entre o público.
Como fazer um planejamento de Marketing Digital
Faça a pergunta certa
Existem algumas perguntas que você pode fazer para entender melhor onde sua empresa está em termos de marketing digital, que vão auxiliar a criar um planejamento que se adeque ao que você precisa naquele momento.
Aqui estão algumas perguntas para ajudá-lo a entender o estado atual da sua empresa e o caminho a seguir:
- Qual é o número de visitantes online por mês?
- Usamos uma página de destino para fazer uma oferta?
- As promoções de banners e mídia paga (Google Adwords, Facebook Ads) no site estão gerando resultados para essas páginas?
- Estamos usando e-mail marketing para nos conectar com nossa base de clientes em potencial?
- Temos um processo de automação de marketing implantado?
- O processo de vendas está claro?
- A meta de vendas foi atingida?
Analisar e responder essas questões é fundamental para enxergar a realidade da empresa, os erros e acertos das estratégias e projetos executados, para conseguir mudar os resultados na próxima fase.
Amplie as informações sobre o segmento de mercado que se encontra
As ações que a empresa pensa em aplicar devem estar adequadas com a situação atual do mercado e também em como a sua empresa se posiciona nele. Para tornar isso o mais concreto possível, você deve analisar a sua concorrência e demais empresas que estão envolvidas com o seu negócio. inseridas no seu mercado
Lembre-se que o mercado muda constantemente e para que você esteja sempre preparado para essas mudanças é importante prever as variações em seu planejamento e propor ideias para não deixar que elas afetem o andamento dos negócios.
Quando você se dispõe a aprender mais sobre seu mercado, tornar sua empresa mais forte e atualizada, conhece o percurso que poderá passar e amplia o número de clientes.
Acompanhe a execução do trabalho
O planejamento só tende a funcionar de verdade quando você se destina a acompanhar todos os processo de execução, além de confirmar que os passos para alcançar o objetivo estão sendo dados, você consegue encontrar um possível problema antes que ele resulte em coisas maiores.
Um ponto importante desse monitoramento é definir quais dados serão analisados, quem analisará os dados e com que frequência cada dado ocorrerá. Essas informações são sempre diferentes e dependem das métricas que você escolhe analisar.
Após o diagnóstico da situação, analise também os projetos a serem implementados. Considere onde você pode melhorar e onde estão seus principais pontos problemáticos de entrega e priorize projetos que lhe darão maiores retornos.
Análise se algum projeto é muito complexo e se você não tem os recursos e pessoas certas para executá-lo. Adapte-se, se necessário, ao que está em sua realidade.
Tenha um plano B
Mesmo com um bom planejamento de marketing digital e execução decisiva, ainda existem diversos fatores fora de controle que podem levar a momentos ruins e dificultar que a empresa alcance seus objetivos.
Se a sua empresa acompanha os dados e a evolução em um curto período de tempo, geralmente esse tipo de resultado não é inesperado e em poucos dias é possível saber até onde e qual a probabilidade da empresa alcançá-lo. Portanto, não é incomum que os gerentes comecem a perceber que precisam fazer algo no meio do mês, mas não sabem exatamente como fazer.
Se você precisa executar um plano B durante o planejamento. Use estas dicas para solucionar as diversidades:
- Lançamento de novos materiais;
- Novos emails;
- Guest posts / Parcerias;
- Novos Posts;
- Compra de mídia.
Revise as metas
Analise os dados atuais e compare com o planejamento de marketing. O que mudou na empresa? Como foi feita a priorização dos projetos? O que está funcionando e o que deve ajustar em meu plano para obter os resultados esperados?
Mesmo com um bom planejamento e execução, às vezes as metas são muito difíceis e todo o trabalho não é suficiente. A revisão é usada principalmente para verificar onde você tem mais sucesso, investir nelas e tornar seu plano mais flexível para ser mais previsível.
Conclusão
O planejamento torna-se uma ferramenta para o diagnóstico da sua empresa, por meio do entendimento das mudanças do mercado e o acompanhamento das ações do trabalho, assim você consegue uma visão ampliada das ações a executar e do valor do investimento em cada uma delas para o alcance dos objetivos da empresa.
O segredo para que tudo isso saia conforme o esperado, é saber compreender os resultados obtidos, sejam eles positivos ou negativos, para então priorizar os projetos a serem executados e conseguir aproveitar as oportunidades que o Marketing Digital oferece.
Se quiser saber mais sobre métricas e análise, saiba que nós da B2H Marketing podemos te ajudar a conhecer na prática os benefícios dessa estratégia aplicado na sua empresa, de forma correta. Entre em contato para solicitar uma proposta.
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