Dicas para fazer um planejamento de Marketing Digital

O planejamento de marketing possibilita que sua empresa amplie as estratégias de conversação com o público, investindo em ações que oferecem seu produto ou serviço, para te ajudar separamos dicas indispensáveis para você criar um planejamento de Marketing Digital de curto prazo em sua empresa.

Se o seu negócio está em baixa ou em crescente, é importante continuar investindo em marketing digital, para que os resultados cheguem e que a sua empresa esteja presente entre o público.

Como fazer um planejamento de Marketing Digital

Faça a pergunta certa

Existem algumas perguntas que você pode fazer para entender melhor onde sua empresa está em termos de marketing digital, que vão auxiliar a criar um planejamento que se adeque ao que você precisa naquele momento.

Aqui estão algumas perguntas para ajudá-lo a entender o estado atual da sua empresa e o caminho a seguir:

  • Qual é o número de visitantes online por mês?
  • Usamos uma página de destino para fazer uma oferta?
  • As promoções de banners e mídia paga (Google Adwords, Facebook Ads) no site estão gerando resultados para essas páginas?
  • Estamos usando e-mail marketing para nos conectar com nossa base de clientes em potencial?
  • Temos um processo de automação de marketing implantado?
  • O processo de vendas está claro?
  • A meta de vendas foi atingida?

Analisar e responder essas questões é fundamental para enxergar a realidade da empresa, os erros e acertos das estratégias e projetos executados, para conseguir mudar os resultados na próxima fase.

Amplie as informações sobre o segmento de mercado que se encontra

As ações que a empresa pensa em aplicar devem estar adequadas com a situação atual do mercado e também em como a sua empresa se posiciona nele. Para tornar isso o mais concreto possível, você deve analisar a sua concorrência e demais empresas que estão envolvidas com o seu negócio. inseridas no seu mercado 

Lembre-se que o mercado muda constantemente e para que você esteja sempre preparado para essas mudanças é importante prever as variações em seu planejamento e propor ideias para não deixar que elas afetem o andamento dos negócios.

Quando você se dispõe a aprender mais sobre seu mercado, tornar sua empresa mais forte e atualizada, conhece o percurso que poderá passar e amplia o número de clientes.

Acompanhe a execução do trabalho

O planejamento só tende a funcionar de verdade quando você se destina a acompanhar todos os processo de execução, além de confirmar que os passos para alcançar o objetivo estão sendo dados, você consegue encontrar um possível problema antes que ele resulte em coisas maiores.

Um ponto importante desse monitoramento é definir quais dados serão analisados, quem analisará os dados e com que frequência cada dado ocorrerá. Essas informações são sempre diferentes e dependem das métricas que você escolhe analisar.

Após o diagnóstico da situação, analise também os projetos a serem implementados. Considere onde você pode melhorar e onde estão seus principais pontos problemáticos de entrega e priorize projetos que lhe darão maiores retornos.

Análise se algum projeto é muito complexo e se você não tem os recursos e pessoas certas para executá-lo. Adapte-se, se necessário, ao que está em sua realidade.

Tenha um plano B

Mesmo com um bom planejamento de marketing digital e execução decisiva, ainda existem diversos fatores fora de controle que podem levar a momentos ruins e dificultar que a empresa alcance seus objetivos.

Se a sua empresa acompanha os dados e a evolução em um curto período de tempo, geralmente esse tipo de resultado não é inesperado e em poucos dias é possível saber até onde e qual a probabilidade da empresa alcançá-lo. Portanto, não é incomum que os gerentes comecem a perceber que precisam fazer algo no meio do mês, mas não sabem exatamente como fazer.

Se você precisa executar um plano B durante o planejamento. Use estas dicas para solucionar as diversidades:

  • Lançamento de novos materiais;
  • Novos emails;
  • Guest posts / Parcerias;
  • Novos Posts;
  • Compra de mídia.

Revise as metas

Analise os dados atuais e compare com o planejamento de marketing. O que mudou na empresa? Como foi feita a priorização dos projetos? O que está funcionando e o que deve ajustar em meu plano para obter os resultados esperados?

Mesmo com um bom planejamento e execução, às vezes as metas são muito difíceis e todo o trabalho não é suficiente. A revisão é usada principalmente para verificar onde você tem mais sucesso, investir nelas e tornar seu plano mais flexível para ser mais previsível.

Conclusão

O planejamento torna-se uma ferramenta para o diagnóstico da sua empresa, por meio do entendimento das mudanças do mercado e o acompanhamento das ações do trabalho, assim você consegue uma visão ampliada das ações a executar e do valor do investimento em cada uma delas para o alcance dos objetivos da empresa.

O segredo para que tudo isso saia conforme o esperado, é saber compreender os resultados obtidos, sejam eles positivos ou negativos, para então priorizar os projetos a serem executados e conseguir aproveitar as oportunidades que o Marketing Digital oferece.

Se quiser saber mais sobre métricas e análise, saiba que nós da B2H Marketing podemos te ajudar a conhecer na prática os benefícios dessa estratégia aplicado na sua empresa, de forma correta. Entre em contato para solicitar uma proposta.

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