Social analytics é a análise de dados gerados por redes sociais de pessoas físicas ou jurídicas. Isso é feito por meio do monitoramento, medição e interpretação de interações digitais, como reações, comentários, tempo de leitura, cliques, mensagens, downloads e vendas através do Facebook, Instagram e LinkedIn, entre outros.
No passado, medir a opinião pública sempre significou ter uma amostra de representativa para inferir o sentimento analítico em pesquisas qualitativas. Hoje, nas redes sociais e outros canais abertos, é possível utilizar ferramentas de inteligência artificial e obter suas pesquisas e análises quase em tempo real.
Essa é a função do social analytics, com ele, podemos monitorar, analisar, medir e interpretar as interações digitais, para que a empresa compreenda melhor o cenário onde está inserida e qualifique suas estratégias.
Se você acha que a análise de mídia social é apenas sobre métricas de seguidores, reações, comentários, visualizações, cliques, impressões, retuítes e compartilhamentos coletados em cada um dos canais, saiba que vamos ainda mais longe.
O que estamos procurando aqui é encontrar significado para os dados coletados para apoiar as decisões de negócios e medir o desempenho dessas ações.
Como extrair e aproveitar as informações das redes sociais
As métricas quantitativas podem variar de rede para rede. Para algumas delas, você precisará alterar seu perfil para Profissional para acessar as análises correspondentes.
Em seguida, vamos aprender mais sobre a coleta de dados de postagens orgânicas em algumas redes sociais. Postagens pagas já trazem dados completos e até alguns cálculos.
As métricas já são calculadas após a criação da página. No entanto, você precisa calcular a taxa de cliques e a taxa de engajamento para suas postagens orgânicas. O Facebook Insights traz dados mais completos que o Meta Business.
Você precisa migrar o perfil da sua conta para um criador de conteúdo ou empresa. Os indicadores completos estão disponíveis apenas em dispositivos móveis, mas você pode consultá-los na seção Meta Business.
YouTube
A seção de análise social do YouTube é muito completa e oferece segmentação geográfica e de interesse. Também vale a pena ver como o algoritmo alcança melhores resultados em plataformas de vídeo.
Seja qual for a rede social utilizada, é possível fazer valer as informações presentes nela para ampliar a abordagem ou mudar a estratégia, por isso direcione seu social analytics para entender e interagir com o público
Se quiser saber mais sobre métricas e análise, saiba que nós da B2H Marketing podemos te ajudar a conhecer na prática os benefícios dessa estratégia aplicado na sua empresa, de forma correta. Entre em contato para solicitar uma proposta.