SEO saiba o que é e como ajuda o seu negócio

As técnicas usadas para alcançar um bom posicionamento de páginas de um site no Google ou em outros buscadores, gerando tráfego orgânico são conhecidas como SEO, que é a siglas das palavras Search Engine Optimization, que no português é Otimização de Mecanismos de Busca.

Essas técnicas presentes nessa estratégia, ajudam a fornecer o negócio como opção de solução para o que os usuários buscam na internet, levando até o seu negócio e construindo um relacionamento com a sua empresa, gerando um possível interesse.

Uma das ferramentas mais utilizadas pelo SEO é o Google, onde toda vez que alguma palavra relacionada a algum dos conteúdos da sua empresa na internet, seu negócio é apresentado como solução para aquela pesquisa, gerando tráfego orgânico. Outros mecanismos de busca conhecidos são: Youtube, Bing, Qwant, Ecosia, StartPage, Swisscows, CC Search e DuckDuckGo.

Como funciona o Google

Além de ser muito utilizado mundialmente, o Google é a maior ferramenta de pesquisas. Disparado a frente da concorrência e três fatores são responsáveis por isso: Rastreamento, indexação e exibição de resultados.

O processo de rastreamento acontece por meios dos robôs do Google, que identificam a palavra pesquisada e enviam ao índice do buscador. Por meio de algoritmos que definem a priorização e frequência de indexação das páginas.

Esse trajeto inicia com as URLs o rastreamento e sitemaps, produzidos anteriormente. Conforme as páginas são visualizadas, o Google acrescenta na lista de rastreamento, assim novos sites podem ser adicionados ou excluídos durante essa atualização.

Depois dessa etapa, ocorre a indexação, que vai processar cada uma das páginas rastreadas para adicionar ao índice, de acordo com seu conteúdo, data, localização, título, descrição e dados estruturais.

Por meio desses passos ocorre a exibição dos resultados mais relevantes, baseados em mais de 200 fatores de ranqueamento elaborados pelo Google para definir a ordem das páginas.

Divisão das técnicas de SEO

Os tipos de táticas de SEO se dividem em três partes. A primeira é SEO on-site, que visa o lado mais técnico, como a qualidade de carregamento da página, o tempo gasto, a transmissão de segurança, experiência do usuário e outras atividades, que proporcionam o ranqueamento.

Já a SEO on-page está diretamente ligado ao conteúdo que sua empresa apresenta, como usa as palavras chaves, posiciona links internos e descreve a URL, sua prática depende exclusivamente do bom desempenho interno da estratégia proposta.

O SEO off-page, tem relação direta com os links, que causam impacto no desempenho orgânico ao receber referências de outros sites. Aqui não vale somente pensar na quantidade, mas na qualidade desses links, que devem vir de fontes relevantes, disso depende da sua imagem fora do site.

Colocando em prática

Como já colocamos aqui, as técnicas de SEO são importantes para o seu negócio, pois fornece a possibilidade de ser encontrado por interessados, desde que com conteúdos bem feitos, usando as palavras certas e aprimorando o desempenho do site da empresa, é possível ranquear mais.

Mas ainda vale destacar o que observar antes de colocar em prática. Separamos em x parte que iremos abordar a seguir.

Para começar, você precisa fazer uma análise completa do desempenho do seu site, para entender onde e como pode ser aprimorador, assim de forma objetiva é possível apontar melhorias.

Cadastre seu site nos principais mecanismos de pesquisas, como Googles Search Console, Bing Webmasters e Google Meu Negócio, fazer isso vai otimizar o desempenho do site e ajudar os possíveis clientes a terem mais informações obre o seu negócio.

Definir quais são as suas personas e como você pretende construir a jornada de compra em cada etapa, é essencial para direcionar a produção de conteúdo, pensando no interesse dos clientes.

Depois dessa etapa, já é possível realizar pesquisas para definir palavras que se relacionem com o que as pessoas andam pesquisando e com o seu tipo de negócio, o que torna a divulgação de conteúdos mais assertivos.

Por fim, busque reciclar conteúdos que já tem, reformando e aprimorando com base nos passos que citamos anteriormente. Pensando nos que fazem sentido para o momento e podem obter um bom desempenho, isso também fornecerá inspirações para outras ideias.

Praticar de fatos esses passos e a estratégia de SEO, pode ser difícil quando se estar começando, por isso pesquisar e buscar quem entende do assunto pode ser uma excelente opção para o processo do seu negócio.

Saiba que a B2H Marketing, tem experiencia nessas técnicas e desempenha essas atividades em uma vasta lista de clientes. Para saber como aplicar no seu negócio, entre em contato e solicite uma proposta, será um prazer te ajudar.

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