Se você possui uma empresa ou negócio e pretende fazer com que ele cresça e seja reconhecido pelo seu público-alvo, inevitavelmente terá que investir em marketing em algum momento para alcançar seu objetivo. Com isso, você não apenas irá se tornar mais relevante, mas também aumentará suas vendas consideravelmente. Mas para que isso aconteça é preciso elaborar um bom plano de marketing e aplicá-lo estrategicamente. Mas como saber quanto dinheiro investir em marketing para não comprometer o orçamento?
Muitos se fazem essa pergunta, principalmente quando vão investir pela primeira vez em ações de marketing. A verdade é que pode variar bastante a depender do perfil de cada empreendedor, e principalmente conforme o faturamento que cada um possui. Mas aqui na B2H nós adotamos uma tática, uma lógica padrão para investir em marketing, independente do perfil ou segmento da empresa: investir 5% do faturamento ou da projeção em vendas.
Desses 5%, 3% devem ser utilizados em divulgação nos mais variados veículos de comunicação (online e offline) e 2% devem ser aplicados na equipe, nos profissionais que vão construir os materiais que serão divulgados. E antes que você se pergunte “será que é suficiente?”, saiba que chegamos a esses números após todo um processo de estudos, aplicações de testes, repetições e confirmações da tese, além de compartilhamento de experiências com parceiros que também comprovaram o método. Ou seja, temos propriedade no assunto.
Em quais veículos investir?
Em se tratando de marketing tradicional, que visa atingir as massas, os veículos mais importantes são TV, Rádio e placas de outdoors espalhadas pela cidade. Outbus, aquelas publicidades que ficam na parte de trás dos ônibus, também são interessantes, a depender do seu público. Dessas, as campanhas em TV’s são as mais caras justamente por ser o meio de comunicação mais consumido pelas pessoas.
Ainda existem as diferenças de valores de acordo com cada emissora, com as mais populares sendo as mais custosas. Investir nas líderes de audiência é importante, mas vale a pena apostar nas demais, principalmente pelo fator financeiro. Assim você divulga o mesmo conteúdo, paga menos e ainda irá alcançar um bom número de pessoas.
Como cada mídia possui um determinado valor, aconselhamos você a estudar quais as possibilidades de se investir em cada uma delas, mas como já dito, temos, por experiência, um limite estimado de quanto custa o mês de divulgação nos principais veículos de comunicação. Confira:
· TV – R$ 10 mil a R$ 50 mil (emissora líder) / R$ 3 mil a R$ 10 mil (outras);
· Rádio – R$ 4 mil a R$ 8 mil;
· Outdoors – R$ 7 mil a R$ 10 mil
Ainda há propagandas em elevadores, panfletos, eventos, garoto(a) propaganda e muito mais. Só lembrando que esses são custos para inserir o seu produto em determinados veículos, mas não esqueça que ainda há custos com a produção desses produtos.
Investimento em Marketing Digital
Já no Marketing Digital o investimento deve ser pautado em alguns pilares que fortalecerão sua marca no universo online e te darão muito alcance, mas diferente do marketing tradicional, aqui você irá atingir o seu público-alvo de maneira mais direta e assertiva, causando muito mais impacto mesmo anunciando para menos pessoas.
Para começar, é fundamental investir em tráfego. Ele monitora os usuários da rede online através dos próprios dados fornecidos por eles e filtra quais são os que melhor se assemelham ao perfil de sua empresa, produto ou serviços, anunciando sua marca para eles. Dessa forma, suas chances de convertê-los em clientes se torna muito maior, assim como seu potencial de vendas. Uma boa campanha de tráfego pode render muito lucro, por isso não fique com o pé atrás quando o assunto for sugerido por algum especialista.
Para deixar mais evidente e claro sobre a importância do tráfego, vamos te mostrar em quais áreas ele atua:
· Google Display – anúncios que surgem nos sites;
· Google Pesquisa – anúncios que surgem com prioridade após uma busca;
· Facebook / Instagram Ads – publicidades presentes em ambos
· Remarketing – anúncio que te “persegue” por sites e redes sociais.
Entendeu como é importante investir em tráfego? Essa ferramenta, para ser eficaz, precisa ser utilizada constantemente para causar impacto. Geralmente se investe de R$ 3 mil a R$ 6mil por mês, mas a depender do seu orçamento, isso pode variar para mais ou menos.
Além do tráfego, os outros pilares do marketing digital são:
· Domínio, Hospedagem, Plataformas – investimento em e-mail marketing, Whatsapp marketing, CRM de vendas e integrações;
· Gestão e Estratégia – Saber gerenciar e aplicar ou contratar equipe especializada para realizar as ações para sua empresa;
· Recursos Especiais – Produção de vídeos institucionais elaborados, fotografias profissionais e demais recursos que impactem o lead.
Aplicadas essas estratégias de marketing tradicional e digital, as chances de você passar a ser visto serão maiores, e como diz o ditado popular, “quem é visto sempre será lembrado”. E esse é o desejo de todo empreendedor.