Qual o Melhor Tipo de Marketing: Online ou Offline?

Não há uma fórmula mágica para definir qual a melhor forma de marketing. O que dá para cravar é que o melhor marketing é aquele que nasce de um planejamento elaborado, com estudo aprofundado sobre o que se está abordando e uma estratégia direcionada para diversas áreas, não importa o segmento.

Há muito tempo o marketing deixou de ser uma área onde apenas os investidores mais “aventureiros” e ousados se arriscavam. Ele passou a ser um dos principais motivos para o sucesso de diversas empresas espalhadas pelo mundo, independentemente do segmento. Saber investir em marketing garante rentabilidade, segurança e o mais importante: um lugar na mente das pessoas.

Como qualquer área que cresce expressivamente, ao longo do tempo o marketing foi ganhando várias ramificações. Hoje, é possível ver marketing em literalmente tudo, seja nas redes sociais, na TV, no rádio, em sites, blogs e até mesmo nas ruas. Tantas ramificações fizeram com que as pessoas desenvolvessem uma dúvida: qual o melhor tipo de marketing? É justamente sobre isso que nós vamos tratar aqui.

Não há uma fórmula mágica para definir qual a melhor forma de marketing. O que dá para cravar é que o melhor marketing é aquele que nasce de um planejamento elaborado, com estudo aprofundado sobre o que se está abordando e uma estratégia direcionada para diversas áreas, não importa o segmento.

MARKETING TRADICIONAL É MENOS EFICAZ QUE O DIGITAL?

Há ainda quem pense que o marketing tradicional é inferior ao marketing digital, e vice-versa, mas a verdade é que ambos se complementam para que os resultados sejam alcançados da melhor maneira possível, atingindo o maior número de pessoas possíveis, independente da plataforma utilizada. A prova de que o marketing tradicional ainda possui uma enorme força é a grande quantidade de anúncios que as gigantes do mundo digital fazem em TV’s, por exemplo. Elas querem angariar a massa e trazê-la para o universo digital.

Saber utilizar tanto o online como o offline a seu favor é o diferencial de quem investe em marketing. Sim, as mídias digitais são ótimos canais de divulgação, além de serem mais acessíveis financeiramente, mas as mídias offline ou tradicionais (que um dia já foram vanguardas) como TV, rádio e outdoors, por exemplo, também precisam ser exploradas visto que muitos vão conhecer o seu negócio através delas. Então aqui vai uma dica importante: reserve parte do seu orçamento para investir em mídias offline.

É verdade que nem todos podem anunciar seus produtos e serviços em grandes canais offline, pois custa caro. Os microempreendedores são um exemplo disso. Para eles, as mídias online são mais interessantes para investir e divulgar. Mas isso não os impede de divulgar suas empresas em algum canal offline, seja ele rádio, outdoor, outbus ou até mesmo em ações externas em pontos estratégicos da cidade. Isso os fará chegar a todos os públicos, não apenas aos que possuem acesso à internet.

CONSTRUA UMA PRESENÇA ONLINE FORTE

O marketing digital é importantíssimo e mais acessível, mas não adianta fazer de qualquer jeito. Não é apenas criar perfis nas principais redes sociais e esperar que algo miraculoso aconteça. Assim como você, diversos outros investidores buscam resultados online. Mas para se ter sucesso não basta ser visto, tem que ser lembrado. E para ser lembrado você precisa ser importante para seu cliente, e isso só vai acontecer se você for assíduo e relevante para ele.

Perfis ativos em redes sociais, posts que sejam atrativos, site atualizado constantemente, blogs com conteúdos interessantes e que busquem solucionar as dores mais evidentes do seu público-alvo são apenas algumas das ferramentas que você deve possuir em sua estratégia e incrementar melhorias regularmente. Isso é fundamental, mas não adianta fazer tudo isso apenas por um tempo e depois sumir. Dessa forma você vai conseguir o inverso do que deseja: ser esquecido. E rápido. Pode acreditar.

Também é crucial ter uma noção clara do que você quer abordar. Qual o seu intuito em fazer tudo isso? Qual o principal objetivo? Qual o perfil que você quer alcançar? O que você tem a oferecer? Quais são os seus diferenciais que farão o público escolhê-lo e não ao concorrente? São princípios básicos para qualquer negócio, independente do segmento.

COMO SABER SE VAI FUNCIONAR?

Apenas a repetição fará com que você tenha confiança. Não tenha medo de começar. Ponha em prática tudo o que você tem em mente, use as estratégias corretas, escolha os momentos mais adequados para dar passos e analise os resultados. Isso faz parte de um planejamento de sucesso. Elabore relatórios, veja onde acertou e onde errou para tirar lições importantes. Com o tempo, você vai aprimorar suas ações e desenvolver novas habilidades que irão ajuda-lo ainda mais. Teste suas estratégias.

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