Domínio, subdomínio, subdiretório e domínio estacionado, são termos utilizados no marketing que possuem significados particulares para a compreensão de qual melhor estratégia se aplica ao objetivo da sua empresa.
Criar um blog é uma das atividades dentro do investimento em Marketing de Conteúdo, e no momento dessa construção aparece a dúvida sobre utilizar um domínio ou subdiretório?
Por isso, queremos te ajudar a entender os que são domínio, subdomínio, subdiretório e domínio estacionado no que diz respeito a criação e monitoramento de blogs ou sites. Vamos à leitura!
Explicando alguns termos: domínio, subdomínio, subdiretório e domínio estacionado
Domínio
Um domínio é o nome identificador de um site na internet, como o b2hmarketing.com.br. É composto por um nome e uma extensão: b2hmarketing é o nome de domínio e .com.br é a extensão.
Os domínios são únicos e devem ser registrados para uso. Você pode registrar um domínio em um site com um acordo com a agência responsável pela extensão que pretende registrar e, geralmente, este é um serviço pago. O mais comum é o Registro.br, responsável pela extensão.com.br.
Outras extensões podem tornar o registro privado. É o caso, por exemplo, de ONGs que usam o org.br.
Subdomínio
Um subdomínio é um endereço que faz parte do domínio, ou seja, é uma ramificação do domínio. Geralmente, você pode criar qualquer número de subdomínios do seu domínio.
Os subdomínios usam o domínio principal sendo diferenciados adicionando outro nome ao nome do domínio. Por exemplo: agenciasdemarketing.b2hmarketing.com.br.
Através do subdomínio é possível ter sites relacionados, bem como o corte de custos e a indexação diferente do domínio principal.
Subdiretório
Subdiretórios são diretórios ou pastas criadas a partir do site principal. Por exemplo: marketingdeconteudo.com.br/blog.
Vários subdiretórios podem ser agrupados, como pastas em um computador. Também pode apresentar vários níveis como b2hmarketing.com.br/relacionar/email-marketing/.
Domínio Estacionado
Um domínio estacionado é o domínio que aponta para o seu site, que funciona como um reflexo do domínio principal.
Na verdade, você pode ter dois domínios: b2hmarketing.com.br e b2hmarketing.com. Quando alguém visita b2hmarketing.com (ou seja, o domínio estacionado), é direcionado para b2hmarketing.com.br, o domínio principal.
Conselhos para quem está criando um site ou blog
Para quem decide começar um blog, nosso conselho inicial é não usar endereços gratuitos (URLs). Sites como UOL, WordPress, Blogger e outros oferecem serviços gratuitos muito atrativos, além de simples configuração e introdução.
Comece pelo básico e veja sua empresa crescer com propriedade, alinhe seus objetivos e veja quais dessas atribuições podem ajudar no melhor funcionamento do seu blog.
Saiba que nós da B2H Marketing podemos te ajudar a conhecer na prática os benefícios dessa estratégia aplicado na sua empresa, de forma correta. Entre em contato para solicitar uma proposta.