A previsão de vendas auxilia a empresa a ter dimensão de quantos negócios podem ser fechados ao longo de um determinado período, esse termo pode também ser chamado de projeção de vendas ou forecast.
A área de vendas da empresa sabe o quão difícil pode ser a tarefa de bater metas mensalmente, porém, mediante a aplicação dessa estratégia, torna-se possível prever os resultados e traçar maneiras alcançar os objetivos planejados com a previsão de vendas.
O que é previsão de vendas?
Seja qual for o termo escolhido, o mais importante é colocá-lo em prática. O problema é que muitas empresas não o fazem porque não sabem os benefícios que isso pode trazer.
Uma previsão de vendas, também conhecida como forecast de vendas ou projeção de venda, é uma estratégia projetada para estimar as vendas que uma empresa provavelmente realizará em um determinado período.
A ideia é prever quantos negócios serão fechados, a receita que será realizada e outras informações, levando em consideração fatores internos e externos da empresa. Isso inclui mudanças de mercado, investimentos em marketing, época do ano, histórico de vendas.
Para que as previsões de vendas sejam o mais próximo possível da realidade, é importante usar dados confiáveis. Mesmo que a previsão seja imprecisa, ela é muito útil como parâmetro para uma estratégia de vendas.
Benefícios da previsão de vendas
A previsão de vendas entrega diversos benefícios para a empresa que escolhe aplicar em seu setor de vendas e vai além do comercial, amplia suas vantagens para todo o negócio.
Conheça as principais vantagens que o seu negócio pode obter ao fazer uma projeção de vendas:
- Compreende a importância de realizar treinamentos com a equipe e contratar novos vendedores;
- Constrói uma abordagem de vendas personalizada para cada tipo de cliente, na medida em que o conhece melhor;
- Torna-se preparada para as variações do mercado, frente a concorrência e mudanças;
- Modifica o orçamento conforme a receita que chega como retorno das vendas;
- Auxilia no planejamento de outras áreas da empresa como recursos humanos e marketing.
São ações que devem ser realizadas para ampliar a visão da empresa sobre o mercado e seu próprio negócio, entendendo como aperfeiçoar sua estratégia de captura de clientes.