O Design Thinking é um conceito ainda pouco conhecido no meio do marketing, mas sua utilização proporciona um ambiente mais humanizado e a ação conjunta da empresa em busca de melhores soluções para as necessidades dos seus clientes.
A metodologia design Thinking foi construída pelo CEO Tim Brown e David Kelley, professor de Stanford, segundo eles: ““As necessidades humanas são o ponto de partida, a metodologia de design thinking rapidamente passa a aprender criando. Ao invés de pensar o que construir, construir para pensar. Porque apenas quando liberamos nossas ideias para o mundo que começamos a compreender suas forças e fraquezas”.
A sua proposta é que para chegar na solução final, visando a satisfação do cliente, possamos de forma colaborativa incluir as experiencias culturais dos envolvidos no plano de ação, bem como a visão de mundo e outras razões particulares que podem ajudar na resposta de problemas e das reais demandas dos consumidores.
Três Pilares Principais do Design Thinking
Empatia: inclui ver um problema através dos olhos da pessoa que o vivencia. Em termos de projetos, isso significa colocar-se no lugar do público;
Colaboração: A abordagem também considera a união de profissionais de diferentes áreas para gerar as melhores ideias;
Experimento: Design thinking não é uma coisa teórica, mas prática. Portanto, inclui uma fase de teste para validar ideias anteriores.
O design thinking é uma abordagem porque, apesar das fases, pode ser modificado e adaptado a cada empresa e, mais especificamente, a cada projeto. Afinal, como pode ser usado para resolver diferentes problemas e provir de diferentes áreas de atuação, não há regras a serem seguidas.
Como se fosse uma combinação entre uma mindset e um plano de ação, um repertório criativo e visual combinados para executar de forma prática a solução de um problema, que pode ir desde a criação de sites e aplicativos até o desenvolvimento de campanhas digitais.
Tudo pode ser feito com Design Thinking, pois é a forma ideal de atingir o objetivo final sem perder a criatividade e a empatia. Em outras palavras, a sensibilidade é o ponto de encontro, dessas estratégias digitais.