No final de outubro muitos usuários no Brasil e em outros países reclamaram que suas contas no Instagram haviam sido suspensas e outros perderam um número significativo de seguidores.
O Instagram se pronunciou sobre esse acontecimento repentino e em grande escala pelo mundo. Onde disse: “Estamos cientes de que alguns de vocês estão tendo problemas para acessar sua conta do Instagram. Estamos analisando e pedimos desculpas pelo transtorno”, informou um porta-voz da Meta.
O que chamou atenção de vários usuários foram os motivos que aparecem na rede social para suspensão da conta, muitos dizem que o usuário infringiu os termos da rede, mas esses afetados também relataram que estavam sem postar já há alguns dias, e sem aviso receberam essa notificação.
A suspensão de contas acontece quando alguém posta algum conteúdo que vai de contra os termos da comunidade ou termos de uso, como nudez, terrorismo, discurso de ódio e bullying.
Diminuição de seguidores
Sobre a redução de seguidores, parece ser um problema que afeta vários usuários. Várias personalidades informaram a perda de seus seguidores, como o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, que chegou a perder 3 milhões de seguidores de um dia para o outro em seu Instagram.
Após muitas especulações, a Meta disse que estava realizando um gerenciamento da rede social e retirando do ar contas inativas e de spam, o que ocasionou na baixa de seguidores de vários usuários.
Em novo comunicado no final da tarde do dia 31, foi informado que a rede social encontrou um bug que afetou seu desempenho no mundo inteiro, sem dar muitos detalhes do ocorrido, mas afirmou que este já havia sido resolvido e as contas estavam voltando ao normal gradativamente.
Antes mesmo do comunicado final, os usuários relataram que as atividades da rede estavam fluindo e muitos que haviam perdido seguidores e a conta, já estavam de volta à ativa. E claro que uma situação como essa não ia passar sem muita diversão na rede social, apesar da aflição de perder seguidores, muitos influenciadores brincaram com a situação, produziram vídeos e comentaram o acontecimento em suas redes sociais.
Mas o que fica dessa perda de seguidores?
Se houve a limpa na rede social de verdade, não sabemos, mas quem perdeu seguidores, recebeu os números de volta horas depois.
O que fica de aprendizado é sempre nutrir os seguidores da rede social, aproveitar essa oportunidade para falar com os seguidores que ainda estão com você e planejar estratégias de atração de gente nova, uma boa ideia são posts de topo de funil para atração e engajamento com quem é real.
E agora que o Instagram já está no ar, que tal começar a aplicar essa nova estratégia em sua conta. Nós da B2H Marketing podemos te ajudar a conhecer na prática os benefícios dessa estratégia aplicado na sua empresa, de forma correta. Entre em contato para solicitar uma proposta.