Definir uma estratégia de marketing é fundamental para se conseguir sucesso tanto na divulgação como na venda de serviços ou produtos, mas antes é preciso ter o conhecimento exato sobre todos os detalhes de sua campanha. Alcançar os resultados esperados depende de como você irá aplicar sua estratégia, e, principalmente, para quem ela será direcionada.
Saber discernir alguns termos como target, nicho e persona vai ajudar a evitar erros comuns e ampliar as chances de sua estratégia de marketing funcionar, pois isso irá guiar as ações que devem ser tomadas. Muitos acabam confundindo o real sentido dos termos ou creem que eles não são necessários, o que não é verdade. Por isso vamos te ajudar exemplificando cada um deles para melhor entendimento.
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É o seu público-alvo, e conhecê-lo é crucial para dar início a qualquer estratégia. Saber exatamente para quem você irá direcionar suas ações, serviços e produtos vai facilitar a sua forma de abordagem e, consequentemente, suas chances de vendas. Por exemplo, se você possui uma empresa de material esportivo, seu público alvo será formado por atletas e pessoas que praticam algum esporte de forma casual (ou que se interessam em praticar).
Uma empresa pode ter mais de um público-alvo e também pode explorar seus nichos e personas para melhor trabalhar a estratégia de comunicação traçada.
Nicho
É justamente o segmento que sua empresa irá atuar e qual (ou quais) o(s) público(s) ela irá atender. Os nichos podem ser classificados em aberto (amplo) ou fechado (direcionado). Assim como no exemplo dos targets (públicos-alvo), uma empresa pode possuir vários nichos de atuação
Para ser mais específico, nichos abertos podem ser as áreas de esportes, tecnologia, comunicação… Todas são amplas e podem atingir diversos consumidores. Já o nicho fechado visa atender a uma categoria específica do nicho aberto. Por exemplo: produtos específicos para atletas de corrida e produtos voltados para gamers. Esses nichos são mais restritos, porém muito bem direcionados. O mesmo vale para qualquer outra área.
Persona
Como o próprio nome já diz uma persona é a personificação do cliente ideal para sua empresa. O rosto que encarna todos os potenciais clientes que sua empresa deseja alcançar. Com uma persona definida, sua estratégia ganha um representante real para representar determinado público (que pode se enquadrar no nicho fechado ou aberto), aproximando-o cada vez mais de sua empresa.
Um exemplo clássico é o seguinte: Diego tem 28 anos, é formado em Relações Públicas e especializado em comunicação digital. Diego oferece serviços para diversos clientes do Brasil. Ele deseja aprender novas línguas para ampliar seu mercado de atuação, por isso está interessado em cursos de idiomas e em agências de intercâmbios, para poder realizar seus objetivos.
Uma empresa pode ter uma, mais de uma ou até nenhuma persona definida, se não achar que ela seja necessária (no momento). Como já falamos acima, o diferencial da persona numa estratégia é a sua estratificação do target (público-alvo), deixando tudo mais claro para ele. A persona representa e incorpora as dores do público, atraindo os interessados de maneira mais natural e específica.
Agora que você sabe identificar cada um dos termos, não irá cair na pegadinha que muitos acabam caindo: confundir target com nicho ou persona (principalmente com essa última). Defina bem seu target, escolha bem o nicho de mercado que irá investir e crie personas para um melhor relacionamento com seus clientes. Trace sua estratégia de marketing e conquiste seus objetivos. E se ficou alguma dúvida, conte com a B2H para te ajudar no que for preciso.