Como utilizar os Links Internos para criar bons resultados?

Os links internos são o que estão dentro do seu site ou blog e direcionam para outra página dentro dele mesmo, essa é uma tática de SEO muito importante, mas que vem sendo esquecida e substituída pelos links externos, que são os que conduzem o visitante para outro site de referência. 

Para valorizar melhor o uso do link interno, separamos algumas orientações a seguir, para que você aplique no site da sua empresa e consiga melhores resultados. 

Benefícios dos links internos 

Como dissemos anteriormente, os links internos são parte importante da tática SEO, mas para que ele opere uma mudança significativa é preciso ir mais a fundo nessa estratégia, para aproveitar os benefícios. 

Os links internos fortalecem os mecanismos de pesquisa, tornando-se conhecida pelo Google, o principal mecanismo de busca e demonstra o bom relacionamento contextual entre duas páginas de um site, ajudando a entender a estrutura de funcionamento do site. 

Quando você utiliza links internos, os algoritmos entendem como um destaque de melhor classificação para as páginas, levando autoridade ao seu site. 

Conforme você constrói seu site, algumas páginas acabam sendo mais relevantes que outras, pelo conteúdo, visualização ou ranqueamento, elas possuem o poder de gerar uma maior relevância aos conteúdos novos, dando força ao SEO. 

Além de também levar os usuários para navegar entre as páginas e construir um caminho importante dentro do seu negócio, melhorando a experiência do visitante e direcionando para conhecer outros conteúdos e até mesmo compras. 

Problemas que podem acontecer com os links internos 

Nem sempre o link funciona como esperado, por isso é preciso entender quais problemas são mais comuns e quais seriam as soluções para ele. Pensando nisso, listamos alguns para você conhecer: 

Links internos quebrados 

Isso acontece quando os usuários são enviados para páginas inexistentes, geralmente os erros 404, prejudicando também os mecanismos de pesquisa, passando uma péssima impressão do site. Uma forma de corrigir, é remover ou substituir por um link ativo. 

Links que não são rastreados 

Quando um URL está incorreto, por erro nos caracteres, por exemplo, se torna inválida. O ideal é verificar os links, se estão com erros e corrigir a formatação para aprimorar o link. 

Exagero de links internos na página 

Utilizar muitos links internos, eles podem sobrecarregar as páginas, mesmo não existindo um limite para o uso de links é preciso pensar para não exagerar na medida. Revisar os links existentes e remover os que excedem, pensando na melhor usabilidade. 

Páginas órfãs no sitemap 

A página órfã é aquela que não possui nenhum link interno, o que faz com que ela não seja rastreada e nem indexada. Para modificar esse status, inclua links internos de forma estratégica, mas se a página não for interessante, tenha como opção removê-la. 

Profundidade do rastreamento de página de mais de três cliques 

Se a página possui muito cliques, para que o usuário chegue até ela, se torna um indicativo para os mecanismos de busca que ela não é tão importante, para merecer ser ranqueada. Uma forma de melhorar isso, é entender quais cliques são desnecessários e assim eliminá-los para tornar a páginas mais relevante. 

Páginas com apenas um link interno 

Uma página com apena um link interno, se torna uma oportunidade perdida para o SEO, a proposta é aproveitar todas as páginas possíveis do site e direcionar link internos nelas de forma natural. 

Esses são apenas alguns problemas que podem acontecer, de uma lista imensa que continua crescendo, o correto é você sempre adicionar um link ativo, testar e revisar o conteúdo. 

Como utilizar uma estratégia de links internos 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os benefícios e os problemas encontrados no uso dos links internos, queremos te ajudar ainda mais, mostrando como utilizar na estratégia da sua empresa para alcançar bons resultados. 

A primeira coisa que você pode fazer é identificar as páginas mais relevantes em seu site, que possuem maior autoridade, porque elas ajudarão a construir uma compreensão da estrutura do seu site.  

A partir dessa análise é possível definir quais páginas, podem ser links para novas páginas ou outras já existentes, segundo seu ranqueamento e construção. Pensando sempre em oferecer uma variedade em seus links internos, não usando sempre o mesmo link para direção. 

Deve pensar também, que os links têm que ser escolhidos de forma estratégia para casar bem com o conteúdo da página onde ele será exposto, de forma natural, com conexão e tem objetivo, para alcançar o usuário. 

Uma boa estratégia de links internos ajudar a aperfeiçoar o conteúdo de muitos sites, apresentando suas páginas com maior frequência para o Google, seja uma página nova ou antiga. 

Com as ferramentas certas, você consegue obter os melhores resultados para o seu site e atrair mais usuários. 

Nós podemos te ajudar a conhecer na prática os benefícios dos links internos para o seu negócio. Entre em contato para solicitar uma proposta. Fale com a gente! 

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