Benefícios do uso de um CRM para os vendedores

Muitas vezes falamos sobre como as ferramentas de CRM facilitam o dia a dia dos líderes empresariais, que conseguem ter dados organizados para monitorar o desempenho de suas equipes.

No entanto, além de facilitar o trabalho administrativo, o CRM também traz benefícios para os profissionais de vendas. Usando esse software, as equipes ganham organização, produtividade e eficiência, e podem aprender com seu próprio histórico de interação, com clientes em potencial, só para citar alguns benefícios.

Para conhecer mais benefícios, queremos te convidar a continuar nessa leitura conosco.

Benefícios do CRM para os vendedores

Da organização de informações ao aumento das vendas, os benefícios de usar um CRM para vendedores são inúmeros.

1. Organize suas informações

Com o CRM, a organização das informações é um benefício que os vendedores percebem mais rapidamente. Isso ocorre porque essa ferramenta contém um painel com todos os dados importantes sobre o histórico atual e potencial, bem como metas e vendas concluídas.

Com todas as informações em um só lugar, os vendedores podem acessá-las rapidamente quando precisarem. Essa organização é a base para ações mais estratégicas, como melhorar a produtividade e avaliar as causas dos danos.

2. Aumente a produtividade

Para trabalhar com eficiência, você precisa ter processos bem definidos e rotinas bem documentadas. A documentação também deve estar disponível com apenas alguns cliques. No entanto, fazer isso sem ferramentas para centralizar os dados é complicado.

Imagine o número de planilhas, documentos e listas de tarefas necessárias para documentar os processos de domínio de negócios e organizar as informações de clientes e prospects. O pior de tudo: cada arquivo é salvo em um local diferente.

Ao utilizar o CRM, os vendedores podem contar com funcionalidades de lista de tarefas e agenda para acompanhar as atividades diárias. Onde também ficam centralizados:

  • Lembretes de tarefas prioritárias
  • Contatos de follow-up para propostas enviadas
  • Primeiras abordagens com novos contatos
  • Registro de reuniões, ligações e e-mails
  • Anotações, informações importantes e arquivos
  • Templates de e-mail

3. Saiba por que as vendas são perdidas

Há momentos em que o contato não fecha o negócio, mesmo que o vendedor faça um bom trabalho. Isso pode acontecer por vários motivos, como falta de orçamento ou porque conseguir a solução oferecida não é prioridade no momento.

Mapear e entender esses motivos de perdas permite que o vendedor aprimore seu trabalho e até recupere oportunidades. E aqui o CRM é novamente um grande aliado, pois permite registrar e organizar essas informações. Na ferramenta, o profissional pode visualizar os motivos da perda, bem como o histórico de interações com o cliente.

Se um cliente em potencial disser que não pode comprar agora por falta de dinheiro, mas que terá a quantia necessária em três meses, o vendedor pode deixar essa nota no arquivo para contatá-lo novamente após esse período. E o melhor é que a venda será mais fácil porque o contato ficou sabendo da sua oferta e demonstrou interesse.

4. Faça abordagens personalizadas

Por meio de uma ferramenta integrada ao software de Automação de Marketing, como o CRM, o vendedor recebe um cadastro com informações sobre cada prospect que precisa ser abordado. Desta forma, pode julgar se o contato é contatável agora ou não.

Nesse caso, esses dados podem ser usados ​​para criar uma abordagem de vendas personalizada que certamente ajudará a encurtar o ciclo de vendas. O mesmo se aplica a uma oferta comercial. Ele pode ser personalizado para atender às necessidades de cada cliente em potencial.

E se o vendedor perceber que o prospect agora está inacessível? Nesses casos, esse contato pode ser devolvido ao marketing para poder ser amadurecido para um futuro contato comercial.

5. Venda mais para clientes atuais

Com um bom CRM, o trabalho manual é reduzido e os vendedores têm tempo para focar em ações mais estratégicas. Um exemplo é um relacionamento pós-venda, que envolve entrar em contato com os clientes existentes para verificar se eles estão aproveitando ao máximo o produto ou serviço que adquiriram.

Essas interações ajudam a construir um bom relacionamento com sua base de clientes. Por meio deles, os profissionais também conseguem identificar necessidades e aproveitá-las para upsells e cross-sells complementares.

Fornecer um CRM aos vendedores pode ajudar a melhorar o desempenho geral das vendas e também ajudar a aumentar a receita dos vendedores, que geralmente trabalham com base em comissões. Dessa forma, seu trabalho também será mais motivado.

Saiba que nós da B2H Marketing podemos te ajudar a conhecer na prática os benefícios dessa estratégia aplicado na sua empresa, de forma correta. Entre em contato para solicitar uma proposta.

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