O método Inbound Marketing tem como principais pilares Atrair, Converter, Vender e
Encantar clientes. O objetivo é criar relacionamentos personalizados de valor entre
pessoa e empresa. Com base humanizada, o Inbound Marketing trabalha firmado na
confiança como forma de melhor promover os negócios, atender os clientes e vender.
Com isso, temos as funções de cada segmento da metodologia Inbound que existem
para captar mais clientes. Confira!
Nesta página você vai ver:
ToggleAtrair
A primeira fase consiste na atração do público através de conteúdo útil e experiências
que demonstrem o seu conhecimento. O Marketing de conteúdo é uma das “chaves”
nessa fase, produzindo material de qualidade que resulte em um público mais engajado
e disposto a consumir o “produto”.
É importante pensar que para atrair os Leads, ou seja, os possíveis clientes, a empresa
deve fornecer conteúdo que mostre empatia e solução para a “dor” que a pessoa
enfrenta, em outras palavras, a dor seria o problema dela, o que ela está buscando para
resolver alguma situação, seja isso um produto ou serviço.
Converter
Na etapa da conversão, o principal desafio é conquistar visitantes e transformá-los em
pessoas que poderiam realmente comprar o seu produto ou solicitar o seu serviço. O
Lead deve estar aberto a compartilhar os dados pessoais com a empresa em troca de
algum benefício.
Essa estratégia é bastante comum em anúncios como: “Assine nosso serviço e receba 1
mês grátis de teste”. No caso, a empresa oferece um benefício tentador ao Lead que
fornece os dados pessoais em troca daquilo que você está disposto a dar.
Vender
É nessa fase que analisamos se nutrimos o Lead da forma correta, usando conteúdo
específico ao perfil dele e os transformamos em possível cliente. A venda pode ocorrer
na própria plataforma online ou ser intermediada no contato entre vendedor e pessoa.
Encantar
O segredo não é apenas vender, é encantar o cliente. Mantê-lo sempre “apaixonado”
pela sua marca, empresa, serviço, produto etc. É necessário criar um relacionamento
com ele.
Em uma pesquisa divulgada pela HubSpot – empresa desenvolvedora e comerciante
americana de produtos de software para marketing – , “77% dos consumidores
compartilham experiências positivas com amigos ou nas mídias sociais e sites de
avaliações”. Isso significa que se o cliente tiver uma boa experiência com o seu negócio,
ele será um propagador da marca.
Outra pesquisa da HubSpot também apontou que “93% dos consumidores tendem a
voltar a fazer negócio com empresas que tenham um atendimento excepcional”.
Portanto, a metodologia apresenta sucesso na atração de clientes por ser desenvolvida
com o objetivo não só de atrair, mas também de se relacionar, criar um compromisso
com os seus clientes. O Inbound Marketing não se trata de um processo supérfluo e
complicado, a metodologia se mostra eficaz. Ela atua para:
• Fazer seu negócio ser visto;
• Elaborar conteúdos de qualidade;
• Otimizar processos;
• Ser o caminho até a Jornada do Comprador;
• Personalizar para criar impacto;
• Apresentar empatia com o público;
• Tornar o processo de compra mais simples;
• Criar sintonia entre cliente e empresa.
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