As 22 Leis do Marketing

As 22 leis do Marketing foram produzidas pelos autores e estrategistas de marketing Al Ries e Jack Trout que criaram o livro “As 22 consagradas leis do marketing”, onde para eles o objetivo era diferenciar um produto de seus similares, para então descobrir em qual categoria ele poderia ser o número um.

Estabelecer a liderança do produto é fundamental para uma estratégia de marketing bem-sucedida. Para isso, além de provar que o cliente possui o melhor produto de todos os gêneros do mercado, a preferência do produto deve ser estabelecida independente do argumento. Isso significa que ser o primeiro é mais importante do que ser o melhor.

Segundo os autores, a questão não é convencer os potenciais clientes de que temos o melhor produto ou serviço, mas sim criar uma imagem de liderança para os produtos que pretendemos vender.

As 22 Leis do Marketing

1. Liderança

Sempre é melhor ser o primeiro no mercado do que esperar para fazer o lançamento de um produto melhor.

2. A Categoria

Se é impossível ser o primeiro numa categoria, deve-se inventar uma nova e assim conseguir ser o pioneiro no mercado.

3. A Mente do Consumidor

É melhor ser o primeiro na mente do consumidor, do que ser o primeiro no mercado.

4. Percepção

O marketing nunca é uma batalha de produtos, mas sim de percepções.

5. Enfoque

A chave do êxito em marketing é encontrar uma forma eficiente de fixar uma palavra na mente do cliente potencial.

6. Exclusividade

Duas companhias não podem ter a mesma frase ou palavra na mente do cliente.

7. A Lei da Escada

A estratégia de marketing que deve utilizar isto depende do degrau que você ocupe na escada.

8. Dualidade

A longo prazo, toda batalha de marketing se converte numa carreira de só dois competidores.

9. O Contrário

Se o que você procura é o segundo lugar na indústria, a melhor estratégia está determinada pelo líder da mesma.

10. Divisão

Com o tempo, a maioria das categorias se divide em muitos segmentos e cada um começa a agir como uma categoria.

11. Perspectiva

Os resultados dos planos de marketing só podem ser apreciados a longo prazo.

12. Extensões de Linha

Existe a irresistível tentação de estender o patrimônio de uma marca exitosa a campos não relacionados com ela.

13. Sacrifício

Você deve deixar todas as opções de lado e se enfocar numa coisa só, para conseguir algo importante.

14. Atributos

Por cada atributo utilizado no marketing, há um atributo contrário do que o outro pode usar eficientemente.

15. Sinceridade

Sempre que admitir algo errado no seu marketing, o cliente potencial aceitará esse reconhecimento positivamente.

16. Singularidade

Em toda situação de marketing, existe sempre uma movida que abrirá a porta do êxito substancial.

17. Incerteza

Só se você estiver fazendo ou desenhando o plano da concorrência, o futuro sempre será imprevisível.

18. Êxito

O êxito nos negócios quase sempre leva à arrogância, o que na maioria das vezes leva ao fracasso.

19. Fracasso

O fracasso no marketing deve ser esperado e aceito.

20. Exageração

A situação real com qualquer plano de marketing é frequentemente o contrário do que se reporta.

21. Aceleração

Os planos de marketing bem sucedidos se constroem com base nas tendências, não com base nas modas passageiras.

22. Recursos

Uma boa ideia não decolar sem os recursos adequados.

Essas são as 22 leis do Marketing importantes para empresas compreenderem os princípios que guiam a mente do consumidor e podem levar ao sucesso. Além do mais, o Marketing é uma luta constante pela atenção do cliente, por isso entender como pode ser possível moldar as percepções do público, auxilia a encontrar a melhor forma de atacar. 

Muitos profissionais de marketing desejam ser o número 1 ou repetir o que o líder faz, mas na maioria dos casos este não é o melhor caminho. Siga as leis imutáveis do marketing e sua gestão terá uma estratégia vencedora.

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