A quantidade de informação presente na Internet é quase imensurável. Assim, para tornar mais fácil e rápido para os usuários encontrarem as respostas que procuram, o Google criou um sistema de classificação, conhecido como algoritmo do Google, composto por vários algoritmos.
Os mecanismos de pesquisa também aplicam pesos diferentes a cada fator, de acordo com a natureza da consulta. Por exemplo, uma pesquisa relacionada a notícias obterá resultados que se concentram mais na última atualização de conteúdo.
O Google é o maior buscador do mundo, então seus padrões de qualidade são muito sensatos. Existem avaliadores de qualidade de pesquisa externos treinados pela empresa em todo o mundo que realizam os testes em tempo real.
Os cinco principais fatores
Mas, em geral, o que eles analisam? Para facilitar a compreensão do funcionamento do excelente sistema da ferramenta, listamos cinco fatores principais que determinam quais resultados serão exibidos aos usuários:
Análise de palavras
O Google passou mais de cinco anos desenvolvendo tecnologia que pudesse entender as sutilezas do nosso vocabulário e até reconhecer o significado, mesmo que seja escrito com um erro de ortografia. Dessa forma, quando o usuário busca algo mais específico, ele consegue exatamente o que deseja.
Correspondências de pesquisa
Neste fator, as palavras-chave utilizadas no conteúdo são muito importantes para o ranking. Além, é claro, da relevância das informações na página.
Segundo o próprio Google: “Quando você pesquisa por ‘cachorro’, provavelmente não está procurando uma página com a palavra ‘cachorro’ escrita centenas de vezes. Mas tentando descobrir se essa página contém uma resposta para sua consulta, não apenas uma repetição sem medida do termo de pesquisa.
Classificação de páginas úteis
Aqui, o Google se preocupa em mostrar páginas com boa reputação. Ou seja, fornece aos usuários outros conteúdos de qualidade ou páginas que já estejam bem colocadas em seus rankings. Com base em:
- Carregamento da página;
- Hiperlinks estratégicos no conteúdo;
- Referências de outros sites importantes para sua página.
Exibição de melhores resultados
Para garantir que as informações sejam acessíveis a todos de forma positiva, os mecanismos de busca avaliam se o conteúdo está completo e se a página é responsiva para dispositivos móveis.
Além de verificar se os mesmos padrões de qualidade incluem navegadores e velocidades de conexão de internet diferentes.
Interpretação de contexto
Os fatores de interpretações contextuais têm uma forte relação com a personalização da experiência do usuário. Para quem permite que a ferramenta acesse sua localização e use o aplicativo, por exemplo, o Google achará mais fácil apontar resultados mais significativos para seu perfil.
O algoritmo do Google está em constante atualização, mas essas são bases que ele preserva e busca crescer para aprimorar a experiência de seus usuários. Por isso, se você tem um site ou página online, deve conhecer como o Google funciona e aplicar técnicas que possam apresentar de forma qualificada seu conteúdo para os usuários.
Saiba que nós da B2H Marketing podemos te ajudar a conhecer na prática os benefícios dessa estratégia aplicado na sua empresa, de forma correta. Entre em contato para solicitar uma proposta.