Ideal Customer Profile o que é e como construir o seu

O Ideal Customer Profile (ICP) é uma ferramenta muito valiosa para a captação de clientes, principalmente para quem tem o objetivo de construir relações mais firmes com os contatos. Por ser tão valiosa, queremos te apresentar melhor o que ela significa e como construir em sua empresa.

O ICP é utilizado para determinar o perfil de clientes que se encaixam nas características e objetivos ideais para uma empresa e se encaixam exatamente na solução que o negócio pode oferecer.

Empresas que usam o Account-Based Marketing (ABM) ou marketing baseado em contas, escolhem essa ferramenta, por construir uma aquisição de clientes com um perfil mais objetivo e bem estruturados, que podem ser reunidos em uma conta em comum.

Como construir o seu ICP?

Saiba que toda empresa pode definir o seu ICP, independente do tamanho ou segmento, basta querer e ter o objetivo de conseguir vendas com mais sucessos e encontrar os clientes ideais.

O primeiro passo é possuir os dados atualizados dos clientes, como informações de compras, frequência, qual faturamento ele gerou e demais informações do seu vínculo com a empresa e detalhes de compras.

Uma forma de conseguir esses dados é possuir uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management, em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente) que pode registrar toda a movimentação do cliente em cada venda, formando dados e relatórios para análise.

Após conseguir esses dados, você deve analisar os melhores clientes, os que compram bastante, porque eles têm potencial para fazer parte do ICP. Desses dados você vai extrair os segmentos que eles fazem parte, qual o ticket médio maior, o faturamento e qual segmento é mais bem-sucedido.

Assim, você vai aos poucos encontrando um padrão de clientes, que vão te mostrar quais deles se encaixam melhor e tem potencial de para investimento.

Nessa altura, você já encontrou os que estão mais próximos do ideal da empresa e deve pensar em como atraí-los. Elabores uma proposta de valor para esses clientes, pensando nas necessidades deles, que o faça comprar de você.

Com essa iniciativa, você melhora a sua estratégia de marketing, visando atrair mais pessoas que se encaixam nesse perfil e nutrir os que por algum motivo estão fora, mas podem fazer parte em um futuro.

Se você gostou desse conteúdo e deseja entender mais sobre o assunto, e como pode ser possível otimizar o seu negócio com o ICP. Saiba que podemos te ajudar. Entre em contato ou solicite uma proposta em nosso site.

 

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