Presença Online: Tudo que sua empresa precisa fazer na internet para conquistar mais clientes e vender mais.

Se você é empreendedor, de qualquer que seja o ramo, provavelmente já ouviu dizer que
seu negócio precisa existir também no âmbito digital, ou seja, precisa de presença
online. Mas você sabe exatamente o que isso significa e, principalmente, como trazer
sua empresa para a internet? É o que vamos conferir neste artigo.

Basta olhar à nossa volta para perceber que as pessoas estão mais conectadas do que
nunca. E os números nos mostram exatamente isso: aproximadamente 71% da
população brasileira usa a internet. Ou seja, são mais de 150 milhões de pessoas
navegando pela web todos os dias. O resultado foi obtido na pesquisa Global Digital
Overview 2020 (We Are Social/Hootsuite).

Os dados ainda vão além: o Brasil está em 3º lugar entre os países que mais utilizam as
redes sociais. São mais de 3h30min por dia neste tipo de app, que conecta pessoas ao
redor do mundo.

Isso significa que sua empresa precisa estar na internet porque é lá que seus clientes e
futuros clientes estão. Sendo assim, confira a seguir, 3 dicas de ouro sobre a presença
online da sua empresa que realmente fazem a diferença nas vendas e atração de novos
clientes:

Ter uma conta comercial no Instagram

Como já é de se imaginar, o Instagram é a rede social campeã de usuários no Brasil. E
não é para menos: o Insta — como é popularmente conhecido — deixou de ser um mero
aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos. Hoje em dia, ele permite:

• Fazer reservas, agendamentos e vendas dentro do próprio Instagram;
• Direcionar os usuários para seu site;
• Acompanhar as métricas do seu negócio;
• Criar anúncios direcionados ao público-alvo da sua empresa, entre outras ações.

Isso sem falar que, com os stories — vídeos que ficam disponíveis por 24 horas — o
Instagram abriu uma porta jamais antes aberta: a da interatividade com o público. Por
meio dessa ferramenta, é possível mostrar os bastidores do seu negócio (o que é uma
excelente estratégia de storytelling), fazer enquetes, perguntas e desafios.

Esses artifícios tornam sua empresa quase que um amigo íntimo dos seguidores, que
compartilha o dia a dia e está presente em vários momentos. Assim, as pessoas se
lembram mais facilmente da sua marca, reduzindo as chances de recorrerem à
concorrência.

Outro ponto importante é que o feed do Instagram funciona como a vitrine de uma loja
física — muitas vezes, é por lá que os usuários têm o primeiro contato com sua
empresa, seus valores, produtos, preços e o que mais for possível e interessante de ser
mostrado.

Além disso, muitos usuários sequer procuram na internet quando estão em busca de um
produto ou serviço — procuram diretamente no campo de busca do Instagram. Ou seja,
estar nessa rede é praticamente obrigatório para as empresas que querem ter sucesso nos
dias de hoje.

Ter um site atualizado

Além da conta no Instagram, ter seu próprio site é como ter um terreno próprio, uma
casa só sua dentro da internet. Isso porque é neste “lugar” que você pode mostrar o que
quiser, da forma que quiser, sem precisar se encaixar nas regras e modo de funcionar de
uma entidade maior, como acontece nas redes sociais.

Com um site, sua empresa tem vantagens como:

• Mais chances de ser encontrada pelo público;
• Branding mais forte;
• Mais profissionalismo e autoridade no setor;
• Maior assertividade em campanhas e marketing, entre outros benefícios.

Além de estar atualizado, é importante destacar que o site deve ter uma boa
usabilidade. Isso significa, entre outras coisas, que ele deve ser responsivo, carregar
rapidamente, ter uma estética agradável, entre outros atributos. De forma geral, é
essencial que os usuários consigam fazer o que querem de maneira fácil, sem
precisarem “pensar demais”.

Afinal, no “mundo real”, pessoas não voltam a lojas onde são mal atendidas, as
informações são confusas e a empresa não pareça séria. No universo digital acontece a
mesma coisa: usuários não voltam a utilizar sites complicados, confusos,
desatualizados.

Além de oferecer uma melhor experiência do usuário aos internautas, sites com esses
atributos garantem melhores posições de ranqueamento no Google. Ou seja, seu site fica
mais fácil de ser encontrado e, consequentemente, recebe mais visitas e demandas. São
resultados como este que fazem os negócios atrair mais clientes, realizarem mais vendas
e, enfim, crescerem como empresas.

Investir em marketing digital

O marketing digital funciona como o marketing tradicional: criando estratégias para
atrair o público e aumentar a visibilidade e vendas de um negócio. A diferença é que
tudo isso acontece no âmbito digital, na internet.

E como vimos no início do artigo, o público está online. Existem diversas maneiras de
buscar os resultados desejados para sua empresa com ajuda do marketing digital:

• Atraindo novos clientes através de inbound marketing;
• Criando autoridade e referência com o marketing de conteúdo;
• Fazendo anúncios mais assertivos com Mídias Pagas;
• Trazer mais visibilidade para sua marca com técnicas de SEO e muito mais.

A questão é que o Marketing Digital é um universo gigantesco, repleto de métricas,
regras e pequenos detalhes que influenciam nos resultados. Além disso, a internet e seus
algoritmos estão em mudança constante, exigindo que os profissionais deste ramo
estejam sempre estudando e se atualizando para conseguir levar as empresas marca mais
longe.

Empreendedores geralmente são bastante atribulados, e seus negócios os mantêm
ocupados o dia todo. Por isso, muitas vezes a melhor escolha é apostar em profissionais
de marketing digital, que são especialistas no assunto e podem cuidar com propriedade
do seu negócio no âmbito digital.

Nestes momentos, é importante agir com atenção: procure uma empresa que não se
preocupe apenas com a gestão de suas redes sociais ou a simples publicação de
conteúdos em seu site. Invista seu dinheiro em profissionais que conheçam o marketing
digital a fundo e construam um plano estratégico personalizado para seu negócio.
Afinal, você está investindo seu dinheiro para ver resultados, não?

Se você está à procura de uma empresa exatamente assim para cuidar da presença online
do seu negócio, entre em contato conosco, solicite uma proposta estratégica e
multiplique suas vendas.

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