6 Passos para vender pelo WhatsApp da forma certa

O WhatsApp já ultrapassou 2 bilhões de usuários ao redor do mundo, com um serviço de conversa simples ele é a opção que muitas pessoas utilizam diariamente para se comunicar. Mas pode ser uma ótima opção para criar conexões com o seu público e vender por meio dele.

No Brasil o aplicativo alcança mais de 120 milhões de usuários, que por meio dele também fazem pedidos, constroem relações e ajustam questões de trabalho, estando online em boa parte do dia.

E com tantas pessoas presente, as empresas já perceberam que devem também se apresentar nessa rede social e acelerar seus negócios. Mas, como acontece em qualquer rede social é preciso saber usar de forma certa, para o propósito que se deseja.

Por isso, para aproveitar da maneira ideal, trouxemos algumas dicas para você aplicar na sua empresa e alcançar melhores resultados.

1.Obtenha autorização

Essa é a primeira coisa a se fazer e a mais importante, porque sem a autorização dos contatos suas mensagens podem ser bloqueadas e dispensadas, além de ser compreendida como uma ação inconveniente e manchar a imagem da empresa.

A maioria das pessoas não utiliza essa rede como meio profissional e pode não entender, quando uma empresa se comunica com ela. Por isso, uma forma de pedir autorização é aplicando o Marketing de Conteúdo.

Levando o lead para uma ação de captação de informações, em uma Landing Page, por exemplo, fornecendo o número de contato e outras informações importantes, em troca de algum material rico, como e-book, webinar ou ferramenta.

Vale lembrar que se o contato sinalizar que não quer mais receber suas mensagens, o certo é interromper o envio.

2.Use o WhatsApp Web

Usar o celular para gerenciar essas mensagens, não é uma opção prática, pelas formas de distrações existentes, limitação do aparelho e outros motivos. Dessa forma, o whatsapp web é uma forma mais prática para gerenciar as interações.

Ele fornece mais organização e agilidade na hora de navegar, tendo acesso as novas mensagens e manter o engajamento com os clientes.

3.Arrume seus contatos

Manter organizado os contatos é a melhor forma de gerenciar as conversas e conhecer o que cada cliente precisa e o que deve ser ofertado. Por que depois, quando sua lista ultrapassar 200 contatos por exemplo, essa organização vai evitar grandes problemas.

Tem alguns aplicativos que desempenham esse papel, como o Whatstation, que é uma extensão do Google Chrome e você pode conectar ao WhatsApp Web, dessa maneira consegue ordenar os contatos de forma mais fácil.

Com funcionalidades que permitem alterar o status do contato, salvar mensagens, adicionar um produto a conversa e até marcar a venda.

4.Desfrute das listas de transmissão com moderação

As listas de transmissão são um recurso do WhatsApp para enviar mensagens em grande quantidade, sendo a melhor do que criar grupos ou ter que adicionar os leads para anunciar seu produto.

Mas, é uma possibilidade que deve ser utilizada com cautela, pensando de forma estratégica o seu uso. Uma boa oportunidade é para anunciar um novo produto ou serviço, mas tendo como alvo um público mais restrito, que possa realmente se interessar pelo que está sendo ofertado.

Porque mesmo tendo essa ferramenta, os conteúdos compartilhados, ainda devem ser personalizados, pois cada contato está em uma etapa de relacionamento com a empresa.

5.Construa um fluxo de mensagens

Conforme você vai construindo a relação com os contatos, cada uma vai avançando à sua maneira, ao mesmo tempo que novos também vão surgindo. Por isso é interessando construir um fluxo de mensagens para enviar a cada um nesse estágio.

Mas não se prenda a isso, tenha esse padrão e use a criatividade para mudar de acordo com as necessidades de cada contato. É importante salvar e organizar essas mensagens, para que você tenha um cronograma de envio e criando constância.

As mensagens não precisam ser apenas em texto, podem ser imagens e pequenos vídeos, para diversificar, utilizando em boas-vindas, informativo e outros conteúdos.

6.Tenha horários de contato definidos

Quando você define um horário para enviar as mensagens planejadas, pelo número corporativo da empresa, constrói uma frequência com seu contato e demonstra em quais horários você encontra-se disponível.

Isso evitar que a empresa trabalhe além do horário de serviço, aliando o atendimento online ao presencial e dedicando tempo a cada coisa devida, inclusive ao planejamento das mensagens.

Concluímos por enquanto, as dicas principais para ajudar o gerenciamento do seu negócio pelo WhatsApp e aplicar uma estratégia de vendas que resulte em sucesso.

Se quer saber como você pode aprofundar ainda mais esse tema e entender na prática, entre em contato conosco, a B2H Marketing, conhece e aplica estratégias de marketing a alguns anos e tem as ferramentas essenciais para acelerar suas vendas.

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