A geração de leads faz parte da estratégia de Inbound Marketing, uma tática muito importante para todo negócio, pois gera tráfego e atrai visitantes ao site. Desse jeito, apresenta a eles o seu empreendimento e constrói o interesse para que possam se tornar leads qualificados.
Sua prática não está somente nos conteúdos de blog, formulários ou redes sociais, porque essas atividades não conseguem dimensionar os resultados, nem consolidar relacionamentos com os possíveis clientes.
Vai muito além disso e demanda passos importantes para sua realização, além de um conhecimento necessário em Marketing Digital. Sabendo da sua importância para qualquer negócio, separamos dicas essenciais para aplicar essa técnica e aumentar a conversão no seu site.
1.Entenda o papel da geração de Leads
A construção de um Lead acontece quando informações de contato são repassadas pelo visitante, como por exemplo, nome, e-mail, telefone etc. Que são informados em troca de um conteúdo valioso e interessante para quem deseja.
Com ela também é possível analisar o interesse dos visitantes em suas ofertas e entender como está a conversão, para assim avaliar o que pode ser melhorado, para que o usuário tenha uma experiência melhor.
Nesse processo é crucial cuidar de todos os leads igualmente, não somente daqueles que estão mais perto da decisão de compra, mas nutrir do topo ao funil é o que faz a jornada correr.
2.Estabeleça sua persona
Parte fundamental da estratégia de Inbound Marketing é estabelecer quem é sua persona. Para que assim, você possa se comunicar corretamente com o seu alvo.
A persona é a idealização do cliente ideal para um negócio. Ela é construída por dados reais, comportamento e características demográficas dos seus clientes. Onde essas e outras informações são responsáveis para construir grupos de leads, os mais qualificados e os que ainda estão no início do processo.
Ao definir qual perfil se encaixa mais perto dos objetivos da empresa, é necessário tratar de forma individual cada grupo, para ambos sejam atingidos por conteúdos personalizados, para que as oportunidades de negócio sejam despertadas.
3.Produza materiais ricos
Conteúdos relevantes são responsáveis para criar o interesse da persona certa e atraí-las para uma ação de geração de leads. Esse conteúdo pode ser uma adaptação de algum já existente ou desenvolvido com base nos objetivos do negócio.
Uma boa opção é aproveitar materiais que a empresa já tem, como ebooks, post blog ou e-mails para transformar em um novo conteúdo, com outro foco para alcançar novos leads.
Quando a empresa compartilha o seu conhecimento e experiência, se torna uma referência em meio aos concorrentes.
Para isso, ele precisa ser atraente, objetivo e trazer a atenção do seu público, com conteúdo de qualidade, pensando no que seu público deseja e respondendo suas necessidades de forma criativa.
4.Use Landing Pages atraentes
As Landing Pages são parte fundamental do processo de geração de Leads, pois elas ajudam a capturar os visitantes. Com uma chamada criativa, estrutura simples e objetivo concreto é possível guiar os visitantes para a decisão de concluir a ação e obter uma maior taxa de conversão.
Tudo em sua construção precisa ser bem pensado, para não se tornar exagero, deve ser coerente e direcionar para o campo de preenchimento de informações, que é o objetivo. Não devemos esquecer de uma Call-to-Action (CTA) bem visível e bem definido.
3 Coisas que não podem faltar numa Landing Page
5.Escolha uma estratégia de promoção
Com todos esses passos executados é o momento de promover o que foi construído em sua Landing Page. Para isso, você deve analisar antes como se encontra o desempenho das fontes de tráfego de seu site.
Se houver baixo tráfego você precisa obter resultados em curto prazo, por isso deve ser uma melhor opção escolher por mídias pagas, como Facebook Ads, Google Ads ou Linkedln Ads, que fornecem um número maior de visitantes.
Mas se o tráfego for bom, além da opção de mídias pagas e redes sociais na estratégia de promoção, escolha usar pop-ups e formulários para gerar Leads por meio do tráfego orgânico que recebe.
Aprofunde o conhecimento
Depois de conhecer esses passos, é importante analisar o desempenho da sua empresa, para avaliar por onde e como começar pensando também em aplicar outras estratégias, além das expostas aqui.
Para isso você vai precisar de quem entende do assunto e pode fazer mais para gerar leads quem se encaixam na persona da sua empresa.
Pensando nisso, a B2H Marketing, está preparada para te oferecer o melhor, conhecer sua empresa e aplicar estratégias que vão trazer os resultados que você espera. Solicite uma proposta e transforme seus resultados.