Gatilhos mentais são estímulos que nosso cérebro recebe e que afetam diretamente nossa tomada de decisão. Saber disparar esses gatilhos é uma arma poderosa na persuasão e na geração de resultados de marketing e vendas.
Esses gatilhos psicológicos formam a base de muitas das táticas de marketing e vendas que você vê por aí. Eles visam atitudes desencadeadas inconscientemente que colocam as pessoas no “piloto automático” para tomar decisões.
16 tipos de gatilhos mentais para você aplicar hoje em seu negócio
Agora é a hora de aprender sobre os melhores gatilhos mentais que você pode usar em suas estratégias de marketing e vendas. Trouxemos alguns exemplos para te apresentar:
- Escassez: “Temos apenas 1 produto em estoque”.
- Urgência: “Somente até hoje”.
- Autoridade: Contratação de celebridades ou influencers, força da marca, experiência.
- Reciprocidade: “Receba grátis”, “teste grátis”.
- Prova social: Depoimentos, cases de sucesso.
- Relação Prazer x Dor: “Imóvel parado? Fale comigo!”.
- Antecipação: “Ao final, você vai receber…”, “Amanhã vou falar sobre…”.
- Novidade: Novo modelo, atualização, nova versão.
- Grande motivo: “Estamos fazendo isso, porque…”.
- Comunidade: “Faça parte desse seleto grupo”, “junte-se a nós”.
- Storytelling: “Tudo começou com…”, “isso surgiu quando…”.
- Oportunidade única: “Aproveite essa promoção nunca feita antes…”.
- Inimigo em comum: “Esse é o grande vilão…”, “isso é o que atrapalha muita gente”.
- Negação: “Isso não funciona…”.
- Continuidade: “O próximo passo, será…”, “continua amanhã”.
- Curiosidade: “Você sabia que…”,“pessoas estão…”, “faça isso para conseguir…”.
Separamos ainda mais 4 gatilhos mentais de bônus para você conhecer.
- Gatilho da atenção: “Urgente! Não Veja Isso! Isso Pode Matar!”.
- Retorno: “Com isso você vai conseguir…”, “dobre suas vendas”, “aumente em 10x..”.
- Segurança: “Vou lhe dar uma garantia…”, “devolvo seu dinheiro…”.
- Exclusividade: “Feito para você que é… que gosta de…”.
Esses são os melhores exemplos e mais populares gatilhos mentais para marketing e vendas, quando aplicados em um negócio podem ajudar a atrair clientes, desde que não sejam usados de forma única e sem estratégia.
Para que o gatilho mental funcione, é preciso também existir um conjunto de outros fatores de posicionamento estratégico e copy que podem ajudar a fortalecer ou enfraquecer os gatilhos mentais utilizados.
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